Biblioteca Municipal e Subprefeitura de Nova Pádua têm reforma entregue à comunidade

Aconteceu na tarde da sexta-feira, 15 de março, a inauguração do Projeto de Restauro e Reabilitação da Subprefeitura de Nova Pádua e a entrega da nova edificação da Biblioteca Municipal Flávio Luiz Ferrani.

O projeto cultural foi aprovado em 2022 pelo Conselho Estadual de Cultura e contou com a participação das empresas patrocinadoras Comercial de Alimentos Grazziotin, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Boscato Vinhos Finos, Vinícola Milano, OMP/Metalco, Vinícola Mioranza, Sul’Monte Vinhos e Vêneto Transportes. No que diz respeito ao valor, foi captado R$ 1.942.650,08 junto as empresas e R$ 500.217,00 investidos pela prefeitura municipal.

Financiada pelo Pró-Cultura RS e pela Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa foi do Instituto Flávio Luis Ferrarini, com apoio da Prefeitura de Nova Pádua.

Além do restauro da edificação que abrigava a subprefeitura de Nova Pádua, tombada como primeiro patrimônio histórico municipal, o projeto modernizou o Museu e Arquivo Histórico, criado em 2000, instalou uma nova exposição museográfica e implantou o Plano Museológico. Desmembrou o museu e arquivo histórico da biblioteca municipal, criando dois espaços independentes mas interligados, com ampla acessibilidade e possibilitando que múltiplas atividades possam acontecer concomitante, como oficinas de contraturno escolar, contação de histórias, espaço para aulas itinerantes e dinâmicas, sarau literário, além de contemplar espaços inovadores para aulas interdisciplinares a disposição dos alunos e dos professores das escolas do Município, tendo acesso direto com a Escola Libera Bianchin Salvador e Escola Luiz Gelain.

A comunidade escolar também poderá usufruir da nova edificação para atividades relacionadas ao universo do livro e da literatura, visando aproximar munícipes paduenses e visitantes do mundo do conhecimento, da cultura, da sua história e da intelectualidade. Um povo que não conhece o seu passado, esquece de sua língua, não pratica seus costumes, e, aos poucos, esquece de quem é e de quem, foi sendo indispensável semear com sabedoria para colher conquistas.

A cerimonia de inauguração contou com a presença do prefeito Municipal de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, Secretária Adjunta de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Gabriela Meindrad, embaixadora extraordinária da República Dominicana no Brasil, Patricia Villejas de Jorge, vice-prefeito Inácio Sonda, presidente do Poder Legislativo, Giseli Boldrin Rossi, demais vereadores, Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi, demais secretários municipais, presidente do Instituto Flávio Luis Ferrarini, Leandra Mascarello, demais profissionais envolvidos no Projeto.

A equipe do Instituto Flavio Luiz Ferrarini produziu um documentário de curta-metragem que retrata os trabalhos de restauração e revitalização do prédio da antiga subprefeitura de Nova Pádua, um pequeno município criado a partir da colonização italiana, localizado no coração da Serra Gaúcha. Para assistir ao documentário clique aqui.

Edição do texto: Notícia dos Vales

Fotos por Maicon/Pan


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.