Santa Cruz passa a contar com Comissão Multissetorial da Diversidade

Santa Cruz do Sul passou a contar esta semana com mais um organismo oficial para o fomento de políticas públicas em prol da comunidade LGBTQIA+. Trata-se da Comissão Multissetorial da Diversidade, lançada oficialmente na última quarta-feira, dia 21, no auditório da Procuradoria-Geral do Município. Na ocasião foram apresentados os objetivos e a missão da entidade e definido o calendário de reuniões.

Fazem parte da comissão, representantes da sociedade civil organizada, governos, órgãos de segurança pública e instituições privadas com o objetivo de cooperar no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas e estratégias que visem combater a discriminação, o preconceito e a violência contra a população LGBTQIA+.

“A atuação dessa comissão será fundamental para promover igualdade de direitos e oportunidades, ampliar o debate e a conscientização sobre a temática LGBT e realizar mudanças culturais para atingirmos um menor índice de preconceito e discriminação em relação à orientação e identidade de gênero”, avaliou o coordenador do Departamento Municipal da Diversidade, Ruben Quintana.

Diferente do Conselho Municipal da Diversidade, que tem caráter consultivo e fiscalizador, a comissão vai cumprir o papel de órgão executor de projetos, segundo Quintana. “Muitas organizações têm apostado na criação de grupos desse tipo a fim de engajar colaboradores, provocar discussões relevantes, mas principalmente convergir ações e projetos em âmbito municipal para otimizar recursos, pessoal e estrutura e assim alcançar um maior público”, disse.

O grupo não é fechado e a todo instante novas entidades podem ingressar. Atualmente integram a comissão diversos órgãos vinculados à prefeitura e também Assemp, Unisc, OAB, ONG Desafios, Faculdade Dom Alberto, 6ª CRE, Instituto Palavração, FGTAS/Sine, Movimento 4Black e Brigada Militar.


Alexander Grey/Unsplash