Projeto em Carlos Barbosa celebra história e memória da comunidade

Imagem por Reprodução/Projeto História e Memórias 

Em uma iniciativa que une reverência à memória e às tradições locais, a turismóloga Andréia Cichelero e a fotógrafa e designer Maíla Facchini criaram um projeto para preservar a memórias dos habitantes de Carlos Barbosa, na Serra. 

Inspiradas nas histórias de seus avós, a dupla decidiu unir forças e dar vida a um projeto que documenta e também celebra a herança cultural da cidade, enfocando em seus personagens e seus contextos diários.

Maila e Andréia reuniram as fotografias e o relato colhido com os personagens retratados em um site – https://projetohistoriasememorias.com.br/ –  oferecendo à população local a oportunidade de explorar visualmente as histórias, memórias e, o mais importante, apresentar os 32 retratados. Os cases foram escolhidos por indicações de pessoas da própria comunidade. “Escolhemos pessoas que não são conhecidas na cidade, mas fizeram muito por ela”, destaca Andréia.

O projeto tem como propósito manter viva a memória dos antepassados que moldaram a identidade e o crescimento de Carlos Barbosa, cidade da Serra Gaúcha, reconhecida pelo acolhimento ao turista e que tem uma história ligada à criação da Estação Férrea em 1909 e a presença de diversas etnias.

“Carlos Barbosa, um dos primeiros destinos turísticos na Serra Gaúcha, viu seu crescimento impulsionado pela chegada de visitantes, consolidando-se como um local de veraneio. Emancipada em 1959, a cidade completa 65 anos repletos de histórias que merecem ser contadas e preservadas”, detalham as autoras do projeto.

Financiado pelo edital da Proarte de Carlos Barbosa, o projeto já realizou duas exposições fotográficas, destacando as frases mais impactantes de cada participante. Cada imagem é acompanhada por um QR Code que direciona os visitantes para o site, o que torna a visita à exposição uma experiência interativa.

“Queremos não apenas preservar, mas também celebrar as histórias que moldaram nossa cidade. Este projeto é uma homenagem à comunidade que construiu a base do que somos hoje”, afirmaram Andréia Cichelero e Maíla Facchini.

A realização é do Quarto Estúdio, com apoio da Prefeitura de Carlos Barbosa, por meio da Fundação de Cultura e Arte de Carlos Barbosa (Proarte) e do Conselho Municipal de Cultura (Concult), e recursos do Fundo Municipal de Cultura (Fumcult). 

Imagem por Reprodução/Projeto História e Memórias 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales