Prefeitura quer adquirir antiga sede da Unisinos em São Leopoldo 

Buscando garantir a memória e a preservação histórica de um prédio que é cartão postal de São Leopoldo, desde 2022, a gestão municipal da cidade vem trabalhando em conjunto com a reitoria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e com a presidência da Fundação Antônio Vieira, mantenedora da instituição. 

As discussões abordam a aquisição de um imóvel, tombado pelo Patrimônio Histórico, onde foi a primeira sede da Unisinos. O espaço, que funcionou como campus principal da Universidade até 1974, ano em que a Reitoria da Unisinos mudou-se para o bairro Cristo Rei, abrigou mais recentemente os projetos sociais da Unisinos com o Centro de Cidadania e Ação Social – CCIAS. A estrutura é localizada no Centro de São Leopoldo, entre as avenidas Dom João Becker, Rua Brasil e Praça Tiradentes.

Foto por Luis Guilherme Zambrzycki 

De acordo com o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, o processo de aquisição da estrutura pelo Poder Público  é uma etapa de um projeto mais amplo. Segundo o prefeito, estão sendo realizadas uma série de iniciativas que visam revitalizar não apenas a rua Independência e o Centro Histórico, mas também o prédio da antiga Unisinos. “Este último, preservado como patrimônio público, requer manutenção e atenção contínuas para garantir a preservação de sua importância histórica. Ao fazê-lo, estamos honrando a memória da cidade, sua trajetória educacional e contribuindo para as celebrações do Bicentenário da Imigração Alemã”. 

No último dia 24 de janeiro, Vanazzi decretou o prédio onde também já funcionou o Colégio São José, como sendo de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, através do Decreto n.º 10.672/24. A Prefeitura pretende instalar no local a Secretaria Municipal de Educação (Smed), além de áreas técnicas do governo, e também, disponibilizar parte dele para a Câmara de Vereadores.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales