Meta anuncia ferramenta para rotular imagens geradas por inteligência artificial 

A poucos meses de diversas eleições em todo o mundo – incluindo as municipais aqui no Brasil -, a Meta, empresa-mãe do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, anunciou o lançamento de uma nova ferramenta destinada a identificar e rotular imagens geradas por inteligência artificial em suas plataformas. 

Essa iniciativa, que visa promover transparência e combater a desinformação, marca uma postura mais enfática na abordagem da empresa em relação ao conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). 

Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Fotos Públicas 

Os rótulos, que serão aplicados ao longo dos próximos meses, visam ajudar os usuários a distinguir entre imagens produzidas por humanos e aquelas criadas por algoritmos de IA. A empresa não informou a partir de quando exatamente irá implementar as funcionalidades. 

Inicialmente, os marcadores estarão disponíveis apenas para imagens, não abrangendo áudios e vídeos. Para a implementação do recurso, a empresa tem trabalhado ao lado de parceiros da indústria para padronizar questões técnicas comuns à esse tipo de imagem. No entanto, a Meta planeja expandir essa funcionalidade para outras formas de mídia no futuro.

A empresa destacou que os indicadores já estão em vigor para imagens produzidas pelo gerador de imagens de IA da própria Meta, o CM3LEON, e está trabalhando para implementá-los em outras ferramentas. Além disso, as imagens de IA serão verificadas por parceiros independentes da Meta para garantir sua autenticidade e precisão.

Os marcadores propostos – sobre os quais a empresa não deu detalhes técnicos –  incluirão elementos visíveis nas fotos para uma identificação clara, marcas d’água invisíveis incorporadas nas imagens e metadados nos arquivos de imagens. Essas medidas são parte de uma abordagem mais ampla para promover o uso responsável da inteligência artificial e proteger os usuários contra a disseminação de informações falsas.

A Meta também anunciou que, a partir deste ano, os anunciantes políticos e sociais que utilizam a plataforma serão obrigados a divulgar quando seus anúncios contiverem imagens, vídeos e áudios significativamente criados por IA ou alterados digitalmente. Essa medida visa garantir a transparência e a integridade do conteúdo veiculado nas redes sociais.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales