Equipes visitam aldeia Foxá em Lajeado para tratar de saúde mental 

Equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), órgão federal que coordena a Saúde indígena, visitaram a aldeia Foxá, em Lajeado, na quarta-feira, 24 de janeiro. A visita teve como objetivo a apresentação dos serviços do Caps AD e da Secretaria à comunidade.

Participaram da visita a psicóloga da Sesai Gabriela Zuchetto, a médica do Caps AD Bruna Uhry, a psiquiatra do Caps AD Bruna Menin, e o Agente de Saúde da comunidade Luiz Alan.

O encontro ocorreu na aldeia com a presença da comunidade. Entre as atividades, foi realizada uma roda de conversa para esclarecer as demandas da Aldeia Foxá e apresentar o trabalho do Caps AD no tratamento de transtornos por uso de substâncias psicoativas. Foram debatidas estratégias para iniciar o trabalho de prevenção e tratamento dos usuários da comunidade relativo ao consumo destas substâncias.

Foto por Prefeitura de Lajeado 

Entre as resoluções da visita, foi estabelecido um vínculo inicial com a comunidade e as equipes de saúde para aproximar os serviços oferecidos pelo Caps AD. Novos encontros devem ser realizados na aldeia.

A médica do Caps AD, Bruna Uhry, reforça que a visita é importante, pois assim como a comunidade em geral, a comunidade indígena também possui questões relacionadas à saúde mental e ao consumo de substâncias

“Muitas vezes, integrantes de aldeias acabam não chegando até os serviços de saúde mental do município, diferentemente de outros cidadãos. Por isso, encontros assim são muito importantes para que possamos abranger todos os cidadãos do nosso município, de forma integral e com equidade”, explica Bruna.  

Para saber mais 

A Secretaria de Saúde Indígena – SESAI é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).  Criada em 2010, a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde atende mais de 762 mil indígenas aldeados em todo o Brasil. A SESAI coordena os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que são unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes a uma ou mais terras indígenas criadas pela Lei Nº 9.836 de 24 de setembro de 1999. 

Considera-se a existência de 32.989 indígenas no Rio Grande do Sul segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010. Destes, estima-se que aproximadamente 23 mil estejam aldeados, divididos entre as etnias Guarani, Kaingang e Charrua. O Rio Grande do Sul possui 65 municípios com indígenas presentes em seu território, com uma concentração populacional maior no norte do estado.  No estado do RS existem em funcionamento 6 pólos-base: Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Osório, Viamão, Guarita, Passo Fundo. Os pólos-base Porto Alegre e Passo Fundo possuem características diferenciadas dos demais, pois além do apoio assistencial se apresentam como apoio gerencial ao DSEI-Interior Sul.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales