34ª Festa Nacional da Uva está aberta em Caxias do Sul

As dificuldades climáticas enfrentadas pelo setor agrícola do estado no último ano pautaram as manifestações na solenidade de abertura da 34ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial, na tarde desta quinta-feira (15/02). O evento também marcou o início das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Seguindo uma prática iniciada na última edição do evento, a Rainha Lizandra Melo Chinali e as Princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho fizeram as vezes de mestres de cerimônia da solenidade.

Foto por Ícaro de Campos

O prefeito Adiló Didomenico pontou em sua fala que, nos últimos anos, o agro tem ganhado maior destaque no país e salientou que Caxias e região fazem o tema de casa há bastante tempo.

Ele ressaltou que Caxias é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. Em se tratando da uva, motivo principal da Festa, as famílias que plantam produzem no município 70 mil toneladas anuais, viabilizando uma cadeia moderna e pujante, que coloca na mesa de milhões de brasileiros uvas, sucos, vinhos e espumantes.

“Mas nós vamos além. Nossa vocação produtiva é uma das maiores heranças de nossos antepassados italianos, de experiências que nos ensinaram sobre a importância da perseverança, da resiliência e da esperança”, resumiu.

O governador Eduardo Leite também lembrou dos 150 anos da imigração e fez um paralelo entre as dificuldades que os imigrantes enfrentaram quando vieram para o Brasil e as dificuldades climáticas do último ano.

“Essa Festa não é a celebração da uva simplesmente, mas de um esforço que remonta à vinda dos antepassados. O clima tem sido um desafio para o Estado. Somos humanos e, às vezes, vamos desanimar. Mas naqueles que para cá vieram, buscamos referência na força, na resiliência e persistência. Eles atravessaram um oceano sem saber o que aguardava do outro lado. Empreenderam, surpreenderam e transformaram a região em um local de prosperidade e referência. Esse é o espírito dessa festa!”.

Foto por Ícaro de Campos

Antes da solenidade de abertura da festa, o governador participou de uma reunião na CIC, onde anunciou que o efetivo da Brigada Militar em Caxias receberá mais 100 policiais em agosto.

Representando o governo federal estavam presentes o ministro do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o minstro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Em seu pronunciamento, Teixeira fez três homenagens, que resumiram o passado e o presente da Festa da Uva.

“Primeiro às famílias italianas que chegaras há 150 anos e que formaram essa força social e política que é Caxias, com essa indústria metal mecânica de sucesso; segundo, aos agricultores do Estado, que não tiveram um ano fácil. Eu estive com o governador Eduardo Leite em Hulha Negra na seca do ano passado, e depois na enchente do Vale do Taquari. Foi um período muito difícil para os agricultores. E por fim a todos que organizaram e trabalharam para fazer essa festa para comemorar a safra e a colheita”.

O trabalho voluntário realizado por muitas pessoas, em especial a Comissão Comunitária, para a concretização da Festa da Uva foi destacado pele presidente Fernando Bertotto.

“Somos todos voluntários. São pessoas que dedicam seu tempo e abdicam de seu lazer e do tempo com suas famílias para se dedicarem à Festa”, disso.

Bertotto também agradeceu a Rainha, Princesas e embaixatrizes nominalmente, arrancando fortes aplausos da plateia. Ele ressaltou também a presença de representantes dos governos federal e estadual, que legitimam a importância da Festa da Uva.

Por fim, o presidente da Festa agradeceu a quem fez história realizando as festas anteriores.

“Desde 1931, a Festa da Uva conta uma história, uma linda história com a uva, com a cidade, com a cultura, com a indústria, com o seu povo, com seus presidentes e comissões, com suas rainhas, princesas e embaixatrizes. Desta forma, agradeço a todas as pessoas que fizeram as festas anteriores e dedicaram seu tempo para algo que só quem faz sabe”.

Após a solenidade, as autoridades descerraram uma fita simbólica na entrada do Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da uva e fizeram visitas aos estandes.

Entre as autoridades que prestigiaram a abertura da 34ª Festa da Uva estavam o senador Hamilton Mourão, a representante da Câmara Federal, deputada Denise Pessoa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, vereadora Marisol Santos, o cônsul Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valério Caruso, no ato representando o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, Edegar Pretto, deputados federais, deputados e secretários estaduais, secretários municipais, vereadores, prefeitos e soberanas das festas da região.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales