Violência contra mulher pauta ações em São Leopoldo  

No início de 2024, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (Sepom) de São Leopoldo realizou uma campanha de prevenção à violência contra as mulheres. A ação foi desenvolvida em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e o Centro Médico Capilé.

A campanha consistiu em diálogos com as coordenações dos locais visitados, entrega de cartazes sobre o ciclo da violência contra a mulher e o machistômetro (material que permite a identificação de casos de abuso). Além disso, foram realizadas ações de sensibilização na sala de espera e participação nas reuniões regulares das equipes técnicas.

A diretora de Políticas de Prevenção à Violência contra às Mulheres da Sepom, Lilian Conceição da Silva, destacou o compromisso com a prevenção da violência contra as mulheres.

“A violência contra as mulheres é um grave problema de saúde pública e a mais longa e mortal pandemia do mundo. A ação da Sepom promove a divulgação da Rede de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres, bem como afirma a importância da Lei Maria da Penha”, afirmou Lilian.

A gerente da UBS Padre Orestes, Viviane Machado, elogiou a ação.“Considero muitíssimo importante as ações da Sepom. Ainda no século 21 há ocorrência de um substancial número de feminicídios, violências sejam verbais, físicas ou psicológicas contra mulheres. Portanto, o fomento a partir da informação e do conhecimento sobre formas de identificar, procurar ajuda e denunciar a violência e o desrespeito, constitui um grande avanço para a construção de uma sociedade não machista e que respeite os direitos e a mulher como pessoa”, disse Viviane.

Foto por Karem Rodrigues

O gerente da UBS do bairro Campestre, Edilson dos Santos, também falou sobre a ação de prevenção e lembrou do Centro Jacobina, espaço dedicado ao acolhimento, atendimento, proteção e apoio às mulheres vítimas de violência.

“Tudo o que é feito para combater a violência contra a mulher ajuda muito, devemos falar e informar mais sobre essa pauta. Nossa UBS também já recebeu casos em que a mulher não sabia para onde recorrer e vindo até aqui, conseguimos ajudar encaminhando-a ao Centro Jacobina, onde ela teve todo o suporte necessário. Gosto muito do trabalho do Centro Jacobina”, afirmou Edilson.

A campanha de prevenção à violência contra as mulheres é uma importante iniciativa da Sepom para conscientizar a população sobre esse grave problema. A ação também contribui para fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres e a Lei Maria da Penha. 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales