UFRGS realizará pesquisa no RS para detecção precoce do Alzheimer 

Porto Alegre, 20 de dezembro de 2023 – A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) firmaram, nesta quarta-feira, convênio para compra de equipamento para detecção precoce do Alzheimer. O aparelho, chamado de Elisa Ultrassensível (Simoa® HD-X Analyzer da empresa Quanterix), possibilitará determinar biomarcadores positivos da doença em indivíduos neurologicamente saudáveis.

Professores Eduardo Zimmer, Ilma Brum e Diogo de Souza durante a assinatura do convênio com a Secretaria da Saúde – Foto por SES/ Divulgação 

O convênio, no valor de R$ 1,4 milhão, foi assinado pela Fundação de Apoio à UFRGS (Faurgs) e a SES, por meio do Programa Avançar. O equipamento será utilizado no estudo Iniciativa Brasileira de Biomarcardores para Doenças Neurodegenerativas, coordenado pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS, em parceria com o Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O estudo, que tem abrangência estadual, irá coletar sangue de 3 mil voluntários, oriundos de 10 cidades gaúchas: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana e Veranópolis. Os resultados da pesquisa poderão ser utilizados para implementar um plano nacional de diagnóstico precoce da doença de Alzheimer no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos há alguns anos batalhando por esse momento e seremos o primeiro estado a desenvolver um estudo com esta magnitude”, afirmou o pesquisador responsável pelo projeto, Eduardo Rigon Zimmer, vinculado ao Departamento de Farmacologia do ICBS. “A meta é aperfeiçoar um protocolo de diagnóstico precoce, que será feito a partir de um exame de sangue simples”, explicou o docente.

“Além de estarmos valorizando a pesquisa no Estado, esta é uma conquista que vai melhorar a qualidade de vida da população”, disse a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. “Hoje estamos celebrando que no futuro o SUS possa prestar o cuidado assistencial com a antecedência necessária”, acrescentou.

Investimento representa inovação na pesquisa e busca implementar plano nacional de diagnóstico precoce da doença – Foto: Divulgação/SES

A previsão é que o equipamento chegue à UFRGS em janeiro de 2024 e seja instalado em um laboratório multiusuário no ICBS.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales