Proteção de nascentes é tema de Dia de Campo em São Marcos  

A proteção de nascentes foi o tema do último Dia de Campo realizado pela Prefeitura de São Marcos e pela Emater/RS-Ascar, no dia 5 de dezembro. O encontro reuniu cerca de 15 agricultores na propriedade de Silvana e Claudiomiro Gazziero, na linha Riachuelo.

Durante o Dia de Campo, os agricultores puderam esclarecer dúvidas sobre o processo de proteção de nascentes com os proprietários, com a extensionista rural da Emater, Ines Pilatti, e com o secretário do Meio Ambiente, Fabiano Varela.

O sistema de captação de água e preservação de nascentes consiste em instalar uma estrutura de proteção, a canalização, uma caixa d’água e cobertura com manta de lona e terra. Também é realizado o plantio de árvores nativas para reflorestamento.

Segundo Ines Pilatti, a proteção das nascentes é uma das principais alternativas para o abastecimento de água das famílias rurais. “Para implantar esse sistema, os agricultores contam com o apoio técnico da Emater, com a Prefeitura que cede as mudas nativas para o reflorestamento e também as análises da qualidade da água”, informou.

Em São Marcos, já há seis nascentes protegidas por meio desse projeto coletivo. Ano que vem, mais três agricultores devem aderir ao projeto.

Na nascente protegida na linha Riachuelo, o volume de água por dia chega a 2 mil litros. “A família está muito feliz por conseguir realizar o sonho que era poder ter uma água de qualidade à disposição para consumo direto na sua propriedade”, comentou Ines Pilatti.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Fabiano Varela, frisou que, além de ser de grande importância para que haja a sustentabilidade das práticas agrícolas, essas ações têm um impacto muito positivo no meio ambiente. “Ao mesmo tempo em que garantimos a água na propriedade rural, restauramos espaços de preservação”, explica Fabiano.

Ao final do encontro, também foi realizada uma confraternização com doces, salgados e sucos produzidos diretamente na propriedade.

Foto por Prefeitura de São Marcos

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales