Plataforma de Filmes Fiocruz chega a 300 produções disponíveis com diversidade e acesso gratuito

A Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde (Icict/Fiocruz) chegou recentemente a 300 obras audiovisuais disponíveis gratuitamente. O espaço reúne uma ampla diversidade de temas sobre saúde coletiva e ciência e tecnologia, de documentários a dramas, passando também por animações.

Fiocruz, cuja sede é o Rio de Janeiro/RS, é vinculada ao Ministério da Saúde – Foto por Leonardo Oliveira/Fiocruz 

A plataforma, apelidada de Fioflix, é acessada por milhares de telespectadores mensalmente e o acervo disponível vem sendo cada vez mais solicitado para ações de educação e ensino e por canais de televisão para exibição em rede nacional.

O lançamento da obra “Canta Caps”, que compõe a trilogia SUS e o Caps, marca a expansão da plataforma. O filme mostra como a arte e as atividades lúdicas podem ser elementos centrais nas políticas e nas rotinas do campo da saúde mental.

Canta Caps, estreia da Fioflix neste início de 2024, compõe a trilogia SUS e o Caps – que conta ainda com os curtas Estica, Alonga Caps (já disponível na Fioflix) e Nossa Casa (estreia em breve), parceria entre a VideoSaúde e Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. 

Em Canta Caps, pelas mãos e violão de Pierre, oficineiro e usuário de unidade de saúde pública, e pelo trabalho de profissionais de saúde, pacientes de um centro de atenção psicossocial no subúrbio do Rio de Janeiro soltam a voz e cantam em atividade periódica, associada ao tratamento, aos cuidados e à redução de danos e agravos, reafirmando como a arte e as atividades lúdicas podem ser elementos centrais nas políticas e nas rotinas do campo da saúde mental. 

São momentos que apontam a potência de uma experiência de integração entre uma unidade de saúde mental e seus pacientes, por meio de depoimentos reveladores de caminhos possíveis.  

As produções contam diferentes histórias. Há histórias de entregadores e motoristas de aplicativos, documentários sobre doenças negligenciadas e saúde e ambiente, narrativas a respeito de vivências durante a pandemia de Covid-19. 

Também há filmes sobre o SUS português, cinebiografias de cientistas e profissionais da saúde, sobre a presença das mulheres na ciência, histórias de povos indígenas, de agentes de saúde no campo e de moradores do entorno de barragens de mineração.

Outros destaques da Plataforma Fiocruz são filmes da mostra Saúde para Todos, concebida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que possibilita acesso a produções sobre saúde vindas de cada canto do planeta.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales