O Brasil é o país com mais feriados no mundo todo?

Será mesmo que o Brasil é o recordista mundial em número de feriados no ano? 

Conteúdo adaptado do portal e-Farsas 

A afirmação volta a ser compartilhada através das redes sociais na primeira semana de 2024 e diz que o Brasil é o país com mais feriados no mundo e que essa seria uma das principais causas da baixa produtividade do brasileiro. Será que isso é verdade?

Verdade ou mentira?

Algumas afirmações a respeito do nosso país são compartilhadas aos montes na internet com a clara intenção de nos colocar abaixo de outras nações, mas muitas delas são falsas, exageradas e distorcidas. Um exemplo é a alegação (já desmentida no E-farsas) de que o Brasil é o único país que tem o pagamento do 13º salário previsto em lei. Também já foi checada a notícia que afirmava que o povo brasileiro teria sido eleito o mais idiota do mundo.

Brasil recordista?

A verdade mesmo é que o brasileiro pode desfrutar de muitos feriados, mas o Brasil está longe do top 5 de países com mais dias de folga.

O ranking é liderado pelo Nepal e pela Índia, que possuem aproximadamente 18 feriados cada, seguidos pela Tailândia, Líbano e Coréia do Sul, com 16 dias de folga.

Um levantamento feito em 2020 mostrou que o Brasil ficou na 7ª posição, ao lado do Peru, Hong Kong, África do Sul, Eslovênia, com aproximadamente 14 feriados anuais.

O país com menos feriados, segundo levantamento, é o México, com 8 dias de folga.

Dentre os países que fazem parte do G20, o Brasil está em quarto lugar, atrás da Índia, Japão e Indonésia. O ranking dessa apuração feita em janeiro de 2022 pelo portal Poder 360 mostra que, no G20, a Arábia Saudita tem menos feriados (apenas 3 feriados nacionais). A reportagem do Poder 360 acrescentou algumas datas não oficiais aos países consultados, como a Quinta-Feira Santa, comemorada por parte dos brasileiros.

2024 com poucos feriados para os brasileiros*

De todos os feriados nacionais, apenas 6 cairão em dias úteis no ano de 2024, sendo que somente a Sexta-Feira da Paixão (02/04/2024) e o dia da a Proclamação da República (15/11/2024) serão feriados prolongados, como podemos ver a seguir:

1 de janeiro, segunda-feira: Confraternização Universal

29 de março, sexta-feira: Paixão de Cristo (Sexta-Feira Santa)

21 de abril, domingo: Tiradentes

1 de maio, quarta-feira: Dia do Trabalhador

7 de setembro, sábado: Dia da Pátria (Independência do Brasil)

12 de outubro, sábado: Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro, sábado: Finados

15 de novembro, sexta-feira: Proclamação da República

20 de novembro, quarta-feira: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

25 de dezembro, quarta-feira: Natal

* A lista acima não contempla os feriados regionais, que somam 2 dias em média ao calendário comemorativo

Lista atualizada em 2024

Segundo o relatório atualizado do portal World Population Review, o Brasil está entre os países com menos feriados, empatando com a Suíça. O portal apurou que o Nepal é o líder, com 39 feriados no ano de 2024.

Curiosidades

O Dia da Confraternização Universal e o Dia do Trabalhador foram instituídos por Getúlio Vargas.

O feriado nacional de Tiradentes foi instituído em 1965, pelo então presidente marechal Castelo Branco.

Alguns países ajustam seus feriados por motivos econômicos ou turísticos, como o Japão, por exemplo, que move alguns de seus feriados nacionais para as segundas-feiras para criar fins de semana prolongados, incentivando o turismo e atividades econômicas. Os chineses e australianos também têm esse costume. No Reino Unido, a lei prevê que feriados que caírem no final de semana possam ser deslocados para o dia útil seguinte.

É fake? 

Sim. Não é verdade que o Brasil seja o país com mais feriados no mundo. 

Saiba mais 

Aqui no Portal Notícia dos Vales prezamos pelo compromisso com a verdade, por isso também apresentamos checagem de fatos feitas por portais parceiros nesta tarefa de conter a disseminação de informações inverídicas. Fake news são informações falsas, imprecisas ou enganosas apresentadas como notícias verdadeiras. 

Podem ser criadas intencionalmente para manipular a opinião pública, influenciar decisões políticas, gerar sensacionalismo ou simplesmente enganar. A checagem de fatos ou fact-checking é importante para identificar e desmentir essas informações que podem ser perigosas e prejudicar as pessoas.  

A importância dessa prática está em promover a veracidade das informações disponíveis, ajudando as pessoas a tomarem decisões informadas, protegendo a credibilidade do jornalismo e minimizando os impactos negativos das notícias falsas na sociedade.

Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Foto por Roman Raizen/Unsplash 

Fonte do texto: e-Farsas

Edição: Notícia dos Vales