Livro destaca 200 anos de história da Filosofia no RS  

O Rio Grande do Sul tem um passado rico e diversificado, com figuras importantes em todos os campos científicos, incluindo as Humanidades. O professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luiz Osvaldo Leite propõe-se a revisitar esse passado para recuperar a eclética criação filosófica de pessoas que nasceram ou que, em determinado momento, estiveram no Estado. O livro tem 260 páginas, custa R$ 50, e à venda em martinslivreiro.com.br.

Imagem por Reprodução/Entrementes Editorial

O livro “A Filosofia no Rio Grande do Sul – 1800-2000: Uma Cronologia”, é uma obra abrangente e detalhada que traça um panorama histórico da produção filosófica no Estado.

O autor defende que conhecer o passado é fundamental para compreender o presente e projetar o futuro. Ele ressalta que, no entanto, o passado é frequentemente esquecido ou desconsiderado, em especial nos dias atuais, em que a vida cotidiana é acelerada e o foco está no presente e no futuro.

A obra segue uma estrutura cronológica, ano a ano, e aborda uma ampla gama de temas e autores. Leite identifica diferentes correntes filosóficas que se desenvolveram no Rio Grande do Sul, como a neoescolástica, o positivismo, o existencialismo e a fenomenologia.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales