Cascata Salto Ventoso, um tesouro geológico na Serra Gaúcha


Um dos mais belos pontos turísticos da Serra Gaúcha é a Cascata Salto Ventoso, localizada no município de Farroupilha. A cascata, que tem uma queda d’água de 56 metros de altura, é composta por uma rocha chamada basalto. Você sabia que ela foi formada pelo resfriamento de lava vulcânica? Explicamos como.  

Foto ilustrando um fluxo de lava ativo – Foto por United States Geological Survey/Reprodução Wikimedia Commons

A formação do basalto na região é resultado de um processo geológico que ocorreu há cerca de 137 milhões de anos, durante o período Jurássico.

Na época, o Brasil estava conectado à África e a separação desses continentes começou, liberando magma do centro da Terra. 

No vídeo, que mostra o movimento das placas tectônicas – onde estão os continentes -, confira a posição do Sul do Brasil ao longo do tempo

Esse magma foi liberado ao longo de poucos milhões de anos, cobrindo boa parte da região Sul e Sudeste do país, e com o resfriamento, formou as serras e vales que são encontradas no Rio Grande do Sul.

Após esse evento, a chuva e correnteza dos rios voltaram a transformar essa região, criando inúmeras cachoeiras como a Salto Ventoso. A espessura total do derrame vulcânico antes da erosão é estimada em 5 mil metros próximo à costa Atlântica e 3 mil metros no interior do continente – valores que, hoje, são bem diferentes.

Conteúdo adaptado de uma thread publicada no X por Jossano de Rosso Morais, geógrafo e mestrando em Paleontologia (Biologia Animal) pela Universidade Federal de Santa Maria.

Para saber mais 

O Parque Salto Ventoso – onde está a cascata – está localizado em uma área de mata nativa que, antes da colonização da região por imigrantes, era habitada pelo grupo indígena kaingang. Os colonizadores europeus tiveram o primeiro contato com a cascata por volta de 1868, durante uma expedição em busca de imigrantes sequestrados pelos indígenas. 

O parque também abriga as ruínas da residência Aguiar, uma casa construída nos anos de 1950. Em 2016, após melhorias na infraestrutura, o local passou a ser chamado de Parque Salto Ventoso, tornando-se um dos principais pontos turísticos da região.

O Parque do Salto Ventoso já foi cenário de produções da Rede Globo. Por exemplo, “Prova de Coragem” (2015), com cenas aéreas e de escalada, foi gravada no local. “O Quatrilho”, filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1996, e “O Quinto dos Infernos”, lançado em 2002, também.

A Cascata Salto Ventoso está localizada a cerca de 12 quilômetros do centro de Farroupilha, em uma área de mata nativa. O acesso ao parque é feito pela Rua Machadinho. O parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Foto por Lucas George Wendt

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales